Equipamentos de medir

Como medir?

Para fazer a comparação de um objeto ou medida com o padrão estabelecido, utilizamos instrumentos de medida chamados genericamente de réguas, que podem ser de quatro tipos: a régua graduada, o metro articulado, o paquímetro e a trena, e servem para fazer medições lineares, ou seja, medir apenas uma dimensão: o comprimento.

Trenas:

A trena é outro instrumento de medição linear e consiste em uma fita de aço, tecido ou fibra de vidro, empregada para medir grandes dimensões. Apresenta a graduação em uma ou nas duas faces e, conforme o modelo, no sistema decimal e no sistema inglês.

As trenas vêm acondicionadas em estojos, permitindo que sejam enroladas manual ou automaticamente. As trenas metálicas, também chamadas de trenas de bolso, possuem travas e comprimentos que variam de 1 a 5 metros. Já as trenas de tecido ou de fibra de vidro chegam a medir até 50 m.

Para medidas de grandes dimensões, há necessidade da participação de duas pessoas. É preciso evitar que a trena seja muito esticada ou deixada frouxa, pois isso vai alterar a medição. Para medir compartimentos, deixa-se a trena junto ao solo.
A trena também é indicada para medir perímetros de peças cilíndricas.

Conservação:

Tenha cuidado ao enrolar as trenas metálicas, pois estas geralmente possuem molas para facilitar o retorno e podem ricochetear se o retorno for muito rápido. Ao enrolar as trenas de fibra ou tecido, evite torcer a fita. Não exponha esses instrumentos ao contato com poeira ou areia, pois isso pode prejudicar seu funcionamento.

-- Não se recomenda o uso de trena metálica para medição de peças, pois a curvatura da trena pode alterar a medida.

-- As trenas metálicas apresentam, na extremidade livre, uma pequena chapa metálica móvel, dobrada em ângulo de 90º. Essa chapa é chamada de encosto de referência, ou gancho de zero absoluto, e faz com que sempre seja possível medir a partir do zero, seja uma medida interna ou externa.

---------------------

Tenho experiências nem um pouco felizes com trenas, já prendi meu dedo naquelas porcarias de travas, achei que fosse morrer na época... x_x

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...