As células procariontes, ou procarióticas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência da membrana carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de algumas organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos. Também possuem DNA na forma de um anel associado a proteínas básicas.
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres pubianoses ou peuvicos, como as bactérias.
Células Eucariontes
Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.
Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras.
4 comentários:
MUITO BOM GOSTEI MUITO DESSA PÁGINA NOTA 1000 PRA VCS
odiei essa pagina, não tinha nada o do que eu precisava, com cereza eu não a recomendarei
nossa pensei que teria coisas mais interessante sobre eu sempre entro nesse site mais essa materia por favor né
E daí?
HAHAHHAHAAH
Postar um comentário
Seu comentário é importante!! =D