Uma técnica analítica usada para determinar a razão subjacente básica que causa uma variação, um defeito ou um risco. Uma causa-raiz pode provocar mais de uma variação, defeito ou causa.
Problemas sempre aconteceram, em todas as áreas, por isso as empresas são diferenciadas através de como tratam esses problemas - a não reincidência e a abrangência são palavras chaves para o sucesso de qualquer empresa.
Mas não há nenhuma graça nessa história. A tarefa de "apagar incêndios" não pode entrar na nossa rotina. E para mudar essa história, precisamos descobrir a causa raiz dos nossos problemas.
Uma das técnicas mais básicas e importantes, em qualquer programa de melhoria da qualidade, pode nos auxiliar na busca da causa raiz: a Análise de Causa Raiz.
A Análise de Causa Raiz, também conhecida como RCA (Root Cause Analysis) é uma maneira de identificar as causas de um problema, afinal os problemas são melhores resolvidos ao tentar corrigir ou eliminar as suas causas.
Ela é uma técnica usada nas mais variadas áreas e uma das formas de implementá-la é o famoso diagrama de Ishikawa, conhecido também como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha de Peixe" (Fishbone).
Como podemos implementar a Análise de Causa Raiz?
Há muitas técnicas, com as quais podemos implementar a Análise de Causa Raiz. Entre as principais se encontram:
- Diagrama de Causa e Efeito: permite identificar, explorar e apresentar graficamente todas as possíveis causas, relacionadas à um único problema. Utilizando em equipe, criamos uma "foto" do conhecimento e consenso de todos os envolvidos a respeito do problema.
- Cinco Porquês: desenvolvida por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), é baseada na realização de 5 iterações perguntando o porquê daquele problema, sempre questionando a causa anterior. E na prática não é necessário fazer as 5 perguntas, pode ser mais ou menos que isso, o importante é chegar à causa do problema.
- Reunião de Análise Causal: as causas do problema são levantadas em reuniões do tipo "Brainstorm". As causas mais prováveis podem ser discutidas entre a equipe e, após descobrir as causas dos problemas, os participantes podem propor ações que ajudem na prevenção desses problemas no futuro.
É possível e até recomendado que se use mais uma técnica ao mesmo tempo como, por exemplo, na reunião de Análise Causal, onde podemos utilizar o Diagrama de Causa e Efeito.
Conclusão
Um momento bom para ela ser usada é durante a reunião de lições aprendidas. Pois nada melhor do que descobrimos a causa real dos problemas que enfrentamos no projeto, com todos envolvidos participando e opinando.
Ela também pode ser usada pelos desenvolvedores para encontrar a causa para o defeito e, desta maneira, além de poder corrigir tal defeito, eles ainda poderão prevenir a sua ocorrência no futuro.
E, para finalizar, acredito que é clara a necessidade de encontrar a causa raiz dos problemas que vivenciamos no dia-a-dia, e que essa é uma tarefa que deve ser feita em equipe, sempre que possível. Afinal, nem sempre a causa de um problema é tão visível ou fácil de ser encontrada, como em problemas de performance: às vezes passamos até meses para descobrir onde estava o gargalo da aplicação. Mas com certeza, é muito melhor gastar massa cefálica do que desperdiçar dinheiro comprando novos servidores, além, é claro, da satisfação e benefícios de ter encontrado o real motivo do problema.
Problemas sempre aconteceram, em todas as áreas, por isso as empresas são diferenciadas através de como tratam esses problemas - a não reincidência e a abrangência são palavras chaves para o sucesso de qualquer empresa.
E muitas vezes, passamos dias, meses e até anos só "apagando incêndios", ou seja, só amenizando os efeitos dos problemas existentes.
Mas não há nenhuma graça nessa história. A tarefa de "apagar incêndios" não pode entrar na nossa rotina. E para mudar essa história, precisamos descobrir a causa raiz dos nossos problemas.
Uma das técnicas mais básicas e importantes, em qualquer programa de melhoria da qualidade, pode nos auxiliar na busca da causa raiz: a Análise de Causa Raiz.
A Análise de Causa Raiz, também conhecida como RCA (Root Cause Analysis) é uma maneira de identificar as causas de um problema, afinal os problemas são melhores resolvidos ao tentar corrigir ou eliminar as suas causas.
Ela é uma técnica usada nas mais variadas áreas e uma das formas de implementá-la é o famoso diagrama de Ishikawa, conhecido também como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha de Peixe" (Fishbone).
Como podemos implementar a Análise de Causa Raiz?
Há muitas técnicas, com as quais podemos implementar a Análise de Causa Raiz. Entre as principais se encontram:
- Diagrama de Causa e Efeito: permite identificar, explorar e apresentar graficamente todas as possíveis causas, relacionadas à um único problema. Utilizando em equipe, criamos uma "foto" do conhecimento e consenso de todos os envolvidos a respeito do problema.
- Cinco Porquês: desenvolvida por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), é baseada na realização de 5 iterações perguntando o porquê daquele problema, sempre questionando a causa anterior. E na prática não é necessário fazer as 5 perguntas, pode ser mais ou menos que isso, o importante é chegar à causa do problema.
- Reunião de Análise Causal: as causas do problema são levantadas em reuniões do tipo "Brainstorm". As causas mais prováveis podem ser discutidas entre a equipe e, após descobrir as causas dos problemas, os participantes podem propor ações que ajudem na prevenção desses problemas no futuro.
É possível e até recomendado que se use mais uma técnica ao mesmo tempo como, por exemplo, na reunião de Análise Causal, onde podemos utilizar o Diagrama de Causa e Efeito.
Conclusão
Um momento bom para ela ser usada é durante a reunião de lições aprendidas. Pois nada melhor do que descobrimos a causa real dos problemas que enfrentamos no projeto, com todos envolvidos participando e opinando.
Ela também pode ser usada pelos desenvolvedores para encontrar a causa para o defeito e, desta maneira, além de poder corrigir tal defeito, eles ainda poderão prevenir a sua ocorrência no futuro.
E, para finalizar, acredito que é clara a necessidade de encontrar a causa raiz dos problemas que vivenciamos no dia-a-dia, e que essa é uma tarefa que deve ser feita em equipe, sempre que possível. Afinal, nem sempre a causa de um problema é tão visível ou fácil de ser encontrada, como em problemas de performance: às vezes passamos até meses para descobrir onde estava o gargalo da aplicação. Mas com certeza, é muito melhor gastar massa cefálica do que desperdiçar dinheiro comprando novos servidores, além, é claro, da satisfação e benefícios de ter encontrado o real motivo do problema.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante!! =D