Análise de Causa Raiz

Uma técnica analítica usada para determinar a razão subjacente básica que causa uma variação, um defeito ou um risco. Uma causa-raiz pode provocar mais de uma variação, defeito ou causa.

Problemas sempre aconteceram, em todas as áreas, por isso as empresas são diferenciadas através de como tratam esses problemas - a não reincidência e a abrangência são palavras chaves para o sucesso de qualquer empresa.

E muitas vezes, passamos dias, meses e até anos só "apagando incêndios", ou seja, só amenizando os efeitos dos problemas existentes.

Mas não há nenhuma graça nessa história. A tarefa de "apagar incêndios" não pode entrar na nossa rotina. E para mudar essa história, precisamos descobrir a causa raiz dos nossos problemas.

Uma das técnicas mais básicas e importantes, em qualquer programa de melhoria da qualidade, pode nos auxiliar na busca da causa raiz: a Análise de Causa Raiz.

A Análise de Causa Raiz, também conhecida como RCA (Root Cause Analysis) é uma maneira de identificar as causas de um problema, afinal os problemas são melhores resolvidos ao tentar corrigir ou eliminar as suas causas.

Ela é uma técnica usada nas mais variadas áreas e uma das formas de implementá-la é o famoso diagrama de Ishikawa, conhecido também como "Diagrama de Causa e Efeito" ou "Espinha de Peixe" (Fishbone).

Como podemos implementar a Análise de Causa Raiz?

Há muitas técnicas, com as quais podemos implementar a Análise de Causa Raiz. Entre as principais se encontram:

- Diagrama de Causa e Efeito: permite identificar, explorar e apresentar graficamente todas as possíveis causas, relacionadas à um único problema. Utilizando em equipe, criamos uma "foto" do conhecimento e consenso de todos os envolvidos a respeito do problema.

- Cinco Porquês: desenvolvida por Sakichi Toyoda (fundador da Toyota), é baseada na realização de 5 iterações perguntando o porquê daquele problema, sempre questionando a causa anterior. E na prática não é necessário fazer as 5 perguntas, pode ser mais ou menos que isso, o importante é chegar à causa do problema.

- Reunião de Análise Causal: as causas do problema são levantadas em reuniões do tipo "Brainstorm". As causas mais prováveis podem ser discutidas entre a equipe e, após descobrir as causas dos problemas, os participantes podem propor ações que ajudem na prevenção desses problemas no futuro.

É possível e até recomendado que se use mais uma técnica ao mesmo tempo como, por exemplo, na reunião de Análise Causal, onde podemos utilizar o Diagrama de Causa e Efeito.

Conclusão

Um momento bom para ela ser usada é durante a reunião de lições aprendidas. Pois nada melhor do que descobrimos a causa real dos problemas que enfrentamos no projeto, com todos envolvidos participando e opinando.

Ela também pode ser usada pelos desenvolvedores para encontrar a causa para o defeito e, desta maneira, além de poder corrigir tal defeito, eles ainda poderão prevenir a sua ocorrência no futuro.

E, para finalizar, acredito que é clara a necessidade de encontrar a causa raiz dos problemas que vivenciamos no dia-a-dia, e que essa é uma tarefa que deve ser feita em equipe, sempre que possível. Afinal, nem sempre a causa de um problema é tão visível ou fácil de ser encontrada, como em problemas de performance: às vezes passamos até meses para descobrir onde estava o gargalo da aplicação. Mas com certeza, é muito melhor gastar massa cefálica do que desperdiçar dinheiro comprando novos servidores, além, é claro, da satisfação e benefícios de ter encontrado o real motivo do problema.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...