Iluminação: a técnica que faz a diferença


A preocupação com a iluminação no teatro é antiga. No teatro grego, onde a luz era exclusivamente natural, os espetáculos iniciavam com o nascer do sol e, às vezes, avançavam à noite. Utilizando da criatividade, esses profissionais buscavam sempre locais com luzes abundantes e auxílio do fogo para fazer suas produções.

História bem diferente nos tempos atuais. “Hoje a iluminação faz toda a diferença. Pode ajudar a compor um bom cenário. Pode dar ênfase a uma atuação e é tão importante para uma apresentação quanto os atores. É uma ferramenta de auxilio que, por instantes, pode virar protagonista de um espetáculo.”

Quem afirma é a iluminadora Claudia de Bem. Com uma longa carreira na frente e atrás dos palcos, ela, a convite do Teatro de Arena, em Porto Alegre, ministrou o curso Pintando em Cena, que tem como objetivo estimular a criatividade e a sensibilidade do artista na concepção do desenho de luz de uma peça, abordando conceitos e sistemáticas importantes para sua criação e execução.

Destinado a diretores, atores, técnicos de iluminação e demais interessados, a oficina foi uma oportunidade para novos talentos surgirem nos palcos gaúchos, como frisa a iluminadora. “A intenção do curso é desenvolver a imaginação dos alunos. Ajudá-los a ganhar uma percepção diferente, que possa incrementar um espetáculo. Hoje, se um diretor sabe trabalhar com a luz e tem um bom iluminador o céu é o limite.”

Mas não basta apenas ter criatividade para ser um iluminador. É preciso mais. O conhecimento técnico é indispensável para um bom profissional da área. Saber lidar com equipamentos dos mais básicos aos mais sofisticados, ter noção de ângulo para os refletores, conhecer minuciosamente uma cabine de controle fazem a diferença em um espetáculo. “Se a peça é mais dramática, você utiliza uma velocidade x na cena. Se o ator está em evidência, pode-se baixar ou aumentar a luz. Tudo isso é faz parte do aprendizado técnico”, garante o iluminador Sergio Oliveira.

------------------

Seguinte, esse não é o texto que passaram na aula. Não encontrei nada relacionado ao "Luz, a magia do Palco", de Hamilton Figueiredo Saraiva, então tive que improvisar. Texto original aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...