Pedagogia empreendedora


Empreendedorismo é a capacidade de transformar projetos ou sonhos em realidade em qualquer domínio da atividade humana. Assim, uma pessoa pode ser empreendedora articulando mudanças nas relações de uma sociedade ou organização, planejando mudanças e implementando ações para ampliar a capacidade produtiva de uma empresa familiar, atuando na abertura de um negócio próprio, construindo uma carreira no setor privado, agindo no campo das políticas públicas ou dedicando-se a uma causa no terceiro setor.

Os sonhos e a capacidade de ser ativo frente aos projetos idealizados com que o empreendedor se diferencie dentro da sua comunidade, porque ele começará a buscar alternativas para torná-los realidade. A capacidade de produzir mudanças em si e no meio ambiente, o estilo de vida, a visão de mundo, a reação frente às dificuldades, a percepção e o aproveitamento das oportunidades, a inovação e o protagonismo influenciam positivamente a realização do projeto de vida.

No entanto, há duas questões que precisam ser consideradas: a primeira é que as condições de vida e oportunidades interferem tanto na projeção como na realização dos sonhos, e a segunda é a possibilidade de se formar empreendedores através de educação, a qual vem sendo denominada Pedagogia Empreendedora.

Dentre as estratégias de inovação que devem estar presentes na pedagogia empreendedora, destacam-se aquelas que mais colaboram para os desenvolvimentos pessoal, social, intelectual e profissional e que precisam ser estimuladas durante toda a vida escolar, pois abrem espaço para que os jovens idealizem seu futuro, conheçam o meio em que vivem e criem estratégias de ação.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...