Funções e recursos cênicos dentro do teatro: sonoplastia/música

Sonoplastia

A sonoplastia é uma reconstituição artificial de ruídos, sejam eles naturais ou não. Trata-se do conjunto dos acontecimentos sonoros que entra na composição do espetáculo.

A sonoplastia raramente é produzida em cena pelo ator; é executada nos bastidores pelos técnicos usando todo tipo de máquina. Hoje, com frequência ela é gravada previamente, de acordo com as necessidades específicas do encenador, e é transmitida por caixas de som.

São exemplos de sonoplastia os sons de telefone, campainha, gravador, cavalgadas, ruído de trânsito, ruído de guerra, etc.

A trilha sonora reconstitui um cenário sonoro ao evocar ruídos característicos de um determinado ambiente.

Música

A música, no teatro, tem a função de facilitar ao espectador a compreensão do desenrolar do espetáculo. Serve para enriquecer as intenções do diretor, acompanhar desenvolvimento da trama da peça. É um elemento de realce da tensão emocional de um drama ou de uma comédia, sublinhando as ações ou palavras do texto.

Embora permaneça sempre como um elemento suplementar do espetáculo teatral, ela está associada, por exemplo, ao melodrama, criando atmosferas para cenas de raptos, assassinatos, assaltos, suicídios, fugas e perseguições.

A música incidental não pode ser confundida com a música da comédia ou da ópera, gêneros em que o elemento musical divide prioridade com a literatura e com a encenação.

-------------

Eis aqui um exemplo de como a música influencia no clima de uma cena (sugestão do João!):


1 comentários:

Anônimo 11 de abril de 2014 às 16:23  

muito bom

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...