A arte narrativa

Uma narrativa é uma ordenação de fatos em sequência cronológica. O que distingue a narrativa literária de uma notícia de jornal ou um relatório é que, em Literatura, a ordenação dos fatos recebe um tratamento artístico, uma organização dramática que é tecnicamente chamada de "enredo".

Enredo

Normalmente parte de uma situação inicial, encaminhada de modo a gerar um conflito - um "nó" no entrelaçamento entre os personagens. O enredo se desenvolve até um momento máximo de tensão, a partir do qual se dá a solução do conflito, o desenlace do "nó".

Por exemplo:

1 - Situação inicial: X e Y se amam. Conheceram-se e se apaixonaram perdidamente. Nada nem ninguém parece conseguir separá-los. É como se tivessem sido predestinados a atingir a felicidade juntos.

2 - Conflito: a mãe de Y é totalmente contra essa união por uma razão qualquer: social, econômica, religiosa, racial. Não se contentará enquanto não conseguir separar o casal. Para isso, manipulará os fatos e criará evidências de um adultério, que não aconteceu.

3 - Solução: X e Y descobrem a farsa, fogem e vivem felizes para sempre.

Um bom enredo, além do ineditismo do argumento, deve esconder do leitor o desfecho, ao mesmo tempo que fornece indícios para que, pelo raciocínio, seja possível chegar à solução do conflito.

Personagens


Personagens são as pessoas de uma história, isto é, representações de seres humanos. Mesmo nas narrativas alegóricas, que trazem animais ou objetos como personagens, estes estão humanizados.

As relações entre os personagens caracterizam as ações. Basicamente, dois personagens podem viver uma relação harmoniosa ou um conflito. Igualmente, o personagem relaciona-se consigo mesmo e com o ambiente físico ou social em que vive. Para analisar uma história, o leitor precisa perceber a natureza dessas relações.

De modo geral, um personagem é caracterizado por seus traços físicos, suas ações e sua linguagem. A caracterização mais bem realizada é a que evita adjetivos e, em vez disso, sugere traços psicológicos da personagem ao leitor por meio de atos, gestos, comportamentos.

Por exemplo, em vez de dizer "Fulano estava nervoso", é preferível apresentar Fulano andando de um lado para o outro, suando e mordendo os lábios. O leitor deduzirá o estado de espírito do personagem.

Espaço

Como o nome indica, o espaço é o cenário das ações, o local onde se desenrolam. Sua função textual é fornecer índices que tornem verossímeis as ações e permitam sua compreensão pelo leitor.

Além disso, o cenário apropriado contribui para a caracterização das ações e dos personagens.

Tempo

O tempo é elemento central da narrativa, uma vez que esta se define como sequência de ações em progressão temporal.

O tempo das ações é diferente do tempo da narração. O primeiro é a época em que se sucederam as transformações de estado relatadas no enredo, ou seja, a história propriamente dita. O segundo, por sua vez, é o momento em que se encontra o narrador, o tempo a partir do qual ele relata as ações.

Por exemplo, um adulto pode relatar sua vida desde adolescência até seu casamento. Essas transformações ocorrem no tempo das ações, anterior ao momento em que o texto é narrado. Ao escrever, o narrador já é um adulto, vive num tempo posterior ao das ações.

Assim, o tempo das ações é, muitas vezes, passado em relação ao tempo presente da narração.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...