Pré-História: A Origem do Homem

Os primeiros habitantes da terra

A Pré-História é o período anterior ao aparecimento da escrita, que se deu por volta do ano 4000 a.C. Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos e ossos. O gênero Homo apareceu entre 4 e 1 milhão de anos a .C. Aceita-se três etapas na evolução do homem pré-histórico, entre os estudiosos. São elas:

I - Paleolítico (idade da pedra lascada)

Do surgimento dos primeiros seres humanos até 8000 a.C. Caracterizado por instrumentos rústicos, não polidos.

II - Neolítico (nova idade da pedra)

De 8000 a.C. a 5000 a.C. Principais características: instrumentos de pedra polida, agricultura e sedentarização.

III - Idade dos Metais

De 5000 a.C. à invenção da escrita.

Esta divisão é evolucionista, mas numerosos investigadores da história contestam tal visão. Afirmam que existe grande diversidade cultural entre os grupos humanos e que, diante de determinado problema, cada homem se organiza de um modo, o que resulta em culturas diferentes. Daí conclui-se que certos agrupamentos humanos podem ter simplesmente acelerado um dos estágios ou ter saltado um deles.

A Origem do Homem

A precariedade de informações limita o conhecimento da origem do homem. As primeiras pesquisas datam do final do século XIX; e muitas descobertas de restos humanos ocorreram de modo casual, nem sempre realizadas por especialistas.

A descoberta de traços culturais comuns em grupos afastados indica que, provavelmente, apareceram vários deles em regiões diferentes.

De modo geral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaram os grandes macacos e os homens. Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango; os hominidae ou hominídeos, a forma do atual Homo sapiens.

Os Australopithecus

Trata-se do mais antigo hominídeo que se conhece. Foi encontrado na África do Sul e os estudos revelaram que viveu entre 1 milhão e 600.000 a.C. Apesar do crânio pequeno, possuía traços característicos dos hominídeos. Era bípede e postura mais ereta.

O Homo Habilis e o Pithecanthropus Erectus

O Homo habilis viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do Australopithecus, mas com capacidade craniana ampliada. Este incluiu carne em sua

alimentação, o que provocou mudanças em sua arcada dentária.

Segue-se o terceiro tipo de hominídeo, o Pitecanthropus erectus, que deve ter vivido entre 500.000 e 200.000 a.C. O Homo erectus, como hoje se denomina, possuía maxilares maciços e dentes grandes, cérebro maior que o tipo anterior e membros mais bem adaptados à postura ereta.

O Homo Neanderthalensis

Encontrado em Neanderthal, Alemanha. Houve descobertas semelhantes França, Iugoslávia, Palestina e África do Sul. Deve ter existido entre 120.000 e 50.000 a.C.

Este hominídeo possuía capacidade craniana elevada e já vivia em cavernas e deixou inúmeros traços de sua existência.


A Origem do Homem Americano

Segundo alguns estudiosos, o continente americano começou a ser povoado há 30.000, 50.000 ou até 60.000 anos atrás. Dos povos mais antigos, os arqueólogos encontraram restos de carvão, objetos de pedra, desenhos e pinturas em cavernas e partes de esqueletos.

Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes americanos vieram da Ásia, devido à grande semelhança física entre índios e mongóis.

A teoria mais aceita é de que os primitivos vieram a pé, pelo Estreito de Bering, na glaciação de 62.000 anos atrás. Outros afirmam que vieram pelas ilhas da Polinésia, em pequenos barcos, tendo desembarcado em diversos pontos e daí se espalhado.

Os vestígios mais antigos da presença do homem no continente foram encontrados em São Raimundo Nonato (PI), Brasil, com idade de 48.000 anos, permitindo a conclusão de que eram caçadores e usavam o fogo para cozinhar, atacar e defender-se dos inimigos, pelos utensílios encontrados.
----------------------

Crédito: Clique aqui...
----------------------

1 comentários:

Anônimo 27 de maio de 2011 às 05:53  

Hoje, os pesquisadores admitem que os primeiros habitantes americanos vieram da Ásia, devido à grande semelhança física entre índios e mongóis.só participam descendente de indio e orientais para nos discutir o assunto somos a mesmas raças e povos indios sul americano e do norte esquimos,japoneses,talandes,chines,vietnamitas,mongós e outros só muda a cor da pele por ser crimas quentes ou frio TUDO VEM DA MONGOLIA NA ERA DO GELO OS POVOS MIGRARÃO PARA AMERICAS ALGUNS FORÃO PRO POLO NORTE ESQUIMÓ E AMERICA SENDO O CRIMA QUENTE FOI MODIFICANO O DNA DA COR DE PELE PARDAS DOS INDIOS POIS não sairam da cultura primitiva ainda DO QUE OS ORIENTAIS POIS POR ISSO NÃO EVOLUIRÃO COMO OS ORIENTAIS EM COMPRETO SOMOS OS MESMAS RAÇAS DESDE JAPONES ATÉ INDIO SUL E NORTE AMERICANO TUDO ORIGEN DOS PRIMEIROS POVOS A PROXIDAMENTE A 5.000 ANOS a.c. ambos tem cabelos lisos e olhos puxados

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...