Os persas e seu império

Os tempos remotos

As origens da antiga Pérsia remontam a 2000 a.C., quando tribos nômades originárias da Ásia central e da Rússia atual instalaram-se no planalto iraniano. Entre essas tribos estavam os medos e os persas.
Os medos se estabeleceram no oeste e no noroeste do planalto, nas proximidades da atual cidade do Teerã, capital do Irã. Já as tribos persas se fixaram no sudoeste do planalto.
Por volta do século VII a.C. os medos foram unificados por Déjoces, que se tornou rei. Coube a seu neto Ciaxares a tarefa de consolidar o Império Medo. Graças a um exército composto de soldados disciplinados desde a infância, Ciaxares dominou os persas e outros povos, que passaram a lhe pagar tributos.

A unificação de medos e persas

Com a morte de Ciaxares, o trono dos medos passou a ser ocupado por seu filho Astíages. Este, por sua vez, promoveu o casamento de uma de suas filhas com o principal líder persa. Dessa união nasceu Ciro. Ciro assumiu o lugar de seu pai e unificou as várias tribos persas.
Temeroso de perder o poder, em 550 a.C Astíages lançou seu exército contra Ciro na região conhecida como Pasárgada, mas foi derrotado. Com a vitória, Ciro incorporou o reino dos medos ao território persa, dando início à dinastia Aquemênidas - nome do clã de seu pai.

O Império Persa

Grande estrategista militar, Ciro ampliou o território persa após a submissão dos medos e o transformou em um grande império. Por causa dessas conquistas, Ciro ficou conhecido como o Grande.
Após a morte de Ciro e algumas disputas internas, um líder chamado Dario assumiu o poder em 522 a.C. Além de recuperar domínios perdidos, Dario expandiu o Império Persa, no qual passaram a viver cerca de 10 milhões de pessoas de idiomas, costumes e religiões diferentes.

Para controlar toda essa população, Dario estabeleceu um sistema unificado de impostos, um código de leis, um sistema monetário único e uma excelente rede de estradas e correios que interligavam as várias regiões do império.


Mas Dario também conheceu derrotas, principalmente a partir de 514 a.C., época em que resolveu direcionar suas conquistas para a Europa. Nessa empreitada, os persas foram vencidos pelas cidades-Estado gregas, nas Guerras Médicas, ou Grego-Pérsicas.

Com a derrota persa, as cidades gregas tronaram-se principal força do Mediterrâneo oriental.

Em 331 a.C. o rei da Macedônia, Alexandre, o Grande, que já dominava a Grécia, derrotou Dario III e conquistou o Império Persa, pondo fim à dinastia Aquemênida.

Em 642 a Pérsia foi conquistada pelos árabes e quase toda a sua população foi invadida pelos turcos e, no século XIII, pelo mongóis. Posteriormente, voltou a ser governada por dinastias de origem persa.

Em 1935 o país passou a se chamar Irã.


----------------------

~Texto extraído do livro História, de Gislane & Reinaldo, volume único para Ensino Médio~

----------------------

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante!! =D

Sobre mim!

Juliana Fernandes, estudante de 18 anos com sérios problemas mentais, inaugura seu 123343º blog, desta vez com o intuito de reunir o máximo de informação possível para o vestibular (e coisas mais!)
Junto ao seu fiel parceiro invisível, sem nome e inexistente, ela continua sua árdua tarefa de manter-se atualizada para não levar mais tapas da profª de Matemática de Pinhal City, a roça!!
Não perca o próximo capítulo dessa incrível aventura!!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

- Clarice Lispetor


Tigrão do zoo de São Paulo!
Powered By Blogger
Tecnologia do Blogger.

Seguidores~

Pesquisar...